Ciência e Tecnologia

Fique de olho: iPhone 18 padrão só chegará no ano que vem

Após quase 15 anos lançando seus produtos em setembro, Apple quebra sua rotina

iPhone 18 Pro 2026
iPhone 18 Pro 2026 (@ElectricNews3)

O que antes era tão previsível quanto o calendário escolar está prestes a mudar. A Apple, fiel ao seu desfile de iPhones no outono desde o iPhone 5, está prestes a romper com a própria tradição com um lançamento dividido: iPhones premium no outono e o modelo padrão na primavera.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Por quê? Porque não se trata mais apenas de hardware, mas de estratégia, marketing e de evitar se perder em um mar de modelos.

Adeus, setembro para todos

Setembro de 2025 foi, aparentemente, a última vez que a Apple fez “o que sempre fez”: lançar todos os iPhones juntos. Com o iPhone 17 e companhia agora no passado, o futuro parece... fragmentado.


Segundo uma reportagem da Nikkei Asia, fonte que raramente erra quando se trata de fábricas asiáticas, o iPhone 18 básico não será lançado em 2026, mas sim adiado para a primavera de 2027. O que chegará em setembro de 2026 são os grandes lançamentos:

  • iPhone 18 Pro
  • iPhone 18 Pro Max
  • E a principal atração: o primeiro iPhone dobrável da Apple

E o iPhone Air? Por enquanto, permanece no reino dos vazamentos.

A Apple tem iPhones demais, e isso não é brincadeira

Por que essa mudança radical? Porque ter cinco novos modelos prontos para serem lançados é demais, até mesmo para a Apple. Lançá-los todos em setembro seria como colocar uma banda de rock, uma orquestra sinfônica e um DJ no mesmo palco. Ninguém sairia ganhando.

Ao dividir os lançamentos, a Apple alcança diversos efeitos altamente desejáveis:

  • Mais atenção da mídia, duas vezes por ano.
  • Campanhas de marketing sem sobreposição.
  • Melhor gestão do ciclo de vendas.

E sim, ela também vence a concorrência em seu próprio jogo. A Samsung divide seus lançamentos há anos: Galaxy S no inverno, celulares dobráveis ​​no verão. A Apple quer parar de ter apenas um grande lançamento por ano.

Los iPhones de Apple se ven dentro de la primera tienda minorista de Apple en India durante una vista previa para los medios, un día antes de su lanzamiento en Mumbai, India, el 17 de abril de 2023. REUTERS/Francis Mascarenhas/Foto de archivo
iPhones da Apple REUTERS/Francis Mascarenhas/Foto de archivo

Há um pouco de estratégia envolvida... e um pouco de necessidade

A decisão também é motivada por um motivo muito menos glamoroso: a crise de componentes, particularmente a memória RAM. Com gigantes como Nvidia, Google e Amazon consumindo chips para data centers e modelos de inteligência artificial, há uma escassez real.

A Apple, que não improvisa nada, entende que a fabricação em lotes é mais sustentável. Isso evita o colapso de sua cadeia de suprimentos e permite que ela respire entre as produções.

Não é coincidência que sua reunião anual com fornecedores em Cupertino este ano tenha sido mais lotada do que o normal. Algo está acontecendo, e não é apenas marketing.

O novo calendário do iPhone

Aqui estão as datas principais, salvo qualquer surpresa:

  • Setembro de 2026: iPhone 18 Pro, Pro Max e o iPhone dobrável.
  • Primavera de 2027: iPhone 18 padrão.
  • 2027…?: iPhone Air (se existir).

Uma mudança pontual ou o novo plano de longo prazo?

Desde o iPhone 5 em 2012, o evento de setembro era tão fixo quanto o sol. Apenas a pandemia conseguiu interromper essa tradição em 2020. Mas agora a Apple está quebrando seu padrão por vontade própria.

Tudo indica que isso não é uma exceção, mas sim uma mudança de paradigma. E com tantos modelos em desenvolvimento, lançamentos escalonados podem se tornar a nova norma.

LEIA TAMBÉM:

Sob a tutela do diretor de ‘A Baleia’: a primeira série feita inteiramente com inteligência artificial

Com este controle, você não só pode jogar seus games favoritos, como também monitora a frequência cardíaca

Apple minimiza aumento no preço da memória RAM, mas tenha admitide que “está começando a chamar atenção”

Você também pode se interessar por: [Apple minimiza o aumento no preço da memória RAM, embora tenha admitido que o impacto está sendo sentido]

Portanto, se você estava ansioso pelo iPhone 18 padrão em setembro de 2026… é melhor ter paciência.

Últimas Notícias